Projeto Colmeia iniciou curso de costura básica para comunidade de Cabrália

Começou ontem no Projeto Colmeia em Vila de Santo André o “1º Curso de Costura Básica e Moda para Sustentabilidade” destinado à comunidade de Santa Cruz Cabrália.

O curso que irá até sexta-feira, reúne 20 mulheres da região da aldeia Mata Medonha ao centro de Cabrália, com idades variando dos 16 aos 70 anos. Algumas jamais utilizaram uma máquina de costura, outras mais experientes buscam entender melhor os novos tempos onde o tema é reciclar, reaproveitar, transformar.

Carla Mott Ancona convidou a pernambucana Natália Borges que está comandando o projeto. Carla, criadora do Projeto Colmeia e moradora de Santo André, propõe um olhar mais atento à sustentabilidade, tanto na natureza como em tudo a que rodeia. Segundo ela: “Uma cultura regenerativa cria, nas práticas, contribuições efetivas para um mundo mais digno e justo para todos os seres”.


O curso mistura diversos saberes para apresentar às participantes possibilidades no campo da confecção de vestuário.

A partir de uma vivência teórico-prática são introduzidos os temas de economia circular, sustentabilidade, tecnologia, modelagem e costura. Tem como intuito principal capacitar o/a profissional para executar operações de costura em tecidos planos e de malha em máquinas reta e overloque, estimulando habilidades criativas para o desenvolvimento de roupas a partir de roupas em desuso e resíduos têxteis.


Idealizadora da URD, Natália é designer por formação, estilista por profissão e costureira por amor.

Seu atelier de costura tem a proposta de incentivar o consumo consciente, estimulando a cultura maker e aproximando as pessoas do fazer das próprias roupas. Também mistura saberes ancestrais, cultura contemporânea e tecnologia.


Imersa no contexto da pandemia e do isolamento social, idealizou e executou o Projeto Tecendo o Futuro, ciclo de lives em que convidou profissionais de relevância local e nacional no contexto da sustentabilidade, economia circular e consumo consciente.

Já realizou as oficinas: Oficina Intuitiva de Modelagem; UPCYCLING modelagem e desenvolvimento criativo a partir do reuso de resíduos têxteis, no Rec’n’Play; e Upcycling – Moda e Tecnologia, no FabLab Recife.

Desde 2019, com foco na formação, empoderamento e emancipação econômica de mulheres, colaborou/colabora com os projetos sociais como: Projeto Costurando o Amanhã; Love Trash; e Xegamiga.

É colaboradora voluntária também dos projetos: Slow Fashion Movement, Ladies, Wine and Design – Recife; e Nós da Teia – Rede de Articulação da Economia Criativa em PE.


As aulas acontecem praticamente ao ar livre no Projeto Colmeia, em um sítio à beira-mar, cercado por árvores nativas tendo a presença de dois porcos que coabitam harmoniosamente com dois cães.

Além da costura, as aulas propiciam um encontro entre as mulheres que compartilham suas histórias e experiências.


O “1º Curso de Costura Básica e Moda para Sustentabilidade” tem apoio do Shop2gether e Site SouthAmerica.

Comente com Facebook