Prefeitura de Itabela realiza várias ações voltadas ao Outubro Rosa

Com o objetivo de conscientizar sobre os riscos do câncer de mama e sobre a importância do diagnóstico e do tratamento precoce da doença, a Prefeitura de Itabela, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Departamento de Atenção Básica, está realizando uma série de ações voltadas ao Outubro Rosa.

Dentre as ações programadas pelo Departamento de Atenção Básica, estão palestras, realizadas nos dias 13 e 14 de outubro, para os servidores municipais da área administrativa da Prefeitura, da Câmara Municipal de Vereadores, da Secretaria de Assistência Social e para funcionários da empresa responsável pela limpeza urbana (Limpar).

Segundo a coordenadora do Departamento de Atenção Básica, Adrieli Gomes, as palestras foram realizadas pelas enfermeiras Maria Lúcia e Helen Caroline e pelo diretor do Programa Municipal de Saúde da Mulher, Bruno Felix. “Durante as palestras os profissionais da área de saúde procuraram esclarecer dúvidas e orientar sobre o autoexame e a importância do diagnóstico e tratamento precoce”, explicou Adrieli.

Prefeitura de Itabela realiza várias ações voltadas ao Outubro Rosa

É IMPORTANTE HOMENS TAMBÉM PARTICIPAREM – A coordenadora do Departamento de Atenção Básica ressalta que as ações do Outubro Rosa são direcionadas as mulheres e aos homens. “É importante lembrarmos que há casos de câncer de mama em homens também, embora com uma incidência bem menor. Além disso, ao participarem das palestras os homens podem ajudar a propagar as informações e a cuidar da saúde das mulheres de sua família”, salientou Adrieli.

UM CUIDADO NECESSÁRIO – As ações do Outubro Rosa também estão sendo realizadas também na Policlínica Municipal de Itabela, onde estão sendo realizadas palestras na sala de espera. No dia 13, uma enfermeira ajudou as pacientes da unidade de saúde a fazerem o autoexame das mamas. “Ao fazermos o autoexame com regularidade, podemos conhecer melhor a estrutura das nossas mamas e, desta forma, detectar alterações, ajudando desta forma no diagnóstico precoce. O autoexame é um cuidado necessário”, orientou a secretária de Saúde, Wadla Cassiano.

Wadla informou ainda que no dia 29 de outubro, também na Policlínica, uma ginecologista e uma dermatologista realizarão consultas preventivas em relação ao câncer de mama e ao câncer de pele, respectivamente. Neste dia, serão realizadas ainda ultrassonografias, coleta de exame preventivo, teste rápido, aferição da pressão arterial e teste da glicemia capilar.

A ação do dia 29 contará ainda com a participação de fisioterapeutas que realizarão atividades orientando sobre à postura correta, buscando, desta forma, promover melhor qualidade de vida.

Prefeitura de Itabela realiza várias ações voltadas ao Outubro Rosa

AÇÕES NAS UBSs – De 18 a 22 de outubro, estão previstas também ações voltadas ao Outubro Rosa em todas as Unidades Básicas de Saúde da Família do município. Segundo Adrieli, além de palestras, serão realizados testes rápidos, exames preventivos e avaliação das mamas.

Comente com Facebook