Pais e mães dormem em fila para matricular filhos na rede estadual, em Salvador

Pais e mães chegaram a dormir em filas de colégios na rede estadual de Salvador a fim de conseguir uma vaga para os filhos. Na manhã desta terça-feira (25), algumas unidades de ensino da capital baiana contaram com longas filas e até aglomeração.

Foi o caso do Colégio Estadual Governador Roberto Santos, que fica na Rua Silveira Martins, no bairro do Cabula. Conforme o G1, a primeira pessoa na fila chegou ao local por volta de 00h desta terça. Os relatos contam que pais dormiram na grama e no chão, e chegaram a usar pedaços de madeira para se acomodar.

Muitos pais preferiram procurar os colégios alegando instabilidade no site da Secretaria de Educação, por onde é feita a matrícula. Os atendimentos começam às 8h, mas os responsáveis recebem a ficha de entrada a partir das 7h10.

Segundo o superintendente de Planejamento da SEC, Manoel Calazans, a situação ocorre porque não é possível realizar a transferência de escolas dentro do sistema online. Assim, é necessário que os estudantes que desejam trocar de unidade escolar compareçam na escola anterior e consultem disponibilidade de vagas em outras unidades. Em seguida, é necessário comparecer à unidade onde deseja estudar pra realizar a troca.

Nesta terça, a transferência é exclusiva para estudantes que já são da rede estadual, que estavam matriculados com frequência regular no último ano, mas não renovou a matrícula; renovou ou pretende se transferir de colégio; ou ainda concluiu o ano, mas a escola não tem a série de continuidade.

Fonte: G1 e Bahia Notícias