Meteoro é avistado no céu da Bahia


Na manhã desta segunda-feira (17), um meteoro foi avistado no céu da Bahia.

De acordo com o diretor-técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), Marcelo Zurita, o barulho relatado por muitas pessoas que viram o meteoro pode ser explicado pelo impacto do objeto ao atingir as camadas mais densas da atmosfera.

Moradores de cidades como Brotas de Macaúbas e Oliveira dos Brejinhos relataram um forte estrondo no momento em que o meteoro passava. 
 
“O bólido é um grande meteoro, gerado pela passagem atmosférica de um fragmento de rocha espacial. Apesar do fenômeno ser algo comum, é muito difícil de ser observado durante o dia. Isso só ocorreu porque ele foi bastante luminoso, o que indica que foi gerado por um fragmento de rocha maior.

O barulho de explosão ocorre quando ele atinge as camadas mais densas da atmosfera, que acabam propagando a onda de choque gerada pelo bólido”.
 
A trajetória do objeto no céu da Bahia foi registrada por câmeras do Clima Ao Vivo, plataforma de tempo e clima, nos municípios de Andaraí, Ibiquera, Ibitiara e Miguel Calmon, por volta das 10h, Marcelo Zurita diz que a Bramon ainda analisa as imagens para tentar precisar onde ele teria caído.

Confira o vídeo:

Redação Namidia News, com informações Olhar Digital

Comente com Facebook