Jânio Natal sobe em 70% ISS da hotelaria em Porto Seguro

O prefeito Jânio Natal aprontou mais uma e dessa vez, o setor prejudicado foi o mais importante da cidade, o turismo.

Jânio aumento o ISS- Imposto Sobre Serviços, de 3% para 5% para empresas prestadoras de serviço de turismo na cidade.

A nova alíquota, caiu como uma bomba nos cofres de hotéis e receptivos.

O setor sofreu muito com a pandemia e conta com a temporada de verão para se recuperar, mas o aumento do imposto, deve reprimir essa recuperação.

Para os hoteleiros, o aumento do imposto veio na contra mão da atitude tomada por outros destinos turísticos, “enquanto Salvador está fazendo um projeto de lei para reduzir em 40% os impostos da hotelaria, em Porto Seguro, Jânio aumenta os impostos”, disse um empresário que não quis se identificar, segundo ele, com medo de perseguição de Jânio.

Segundo levantamentos, a prefeitura arrecada em impostos mais de R$ 1,5 milhões por dia, e com a nova alíquota, essa arrecadação subirá muito.

“Queremos sim um município forte, mas o turismo é o maior empregador e gerador de renda no município, não pode ser sacrificado”, disse o empresário.

Vocês podem conferir os arquivos do Decreto e da Tabela de Imposto logo abaixo.

Já em Salvador, há um movimento para reduzir os impostos.

Para garantir um auxílio a categoria hoteleira após o período de pandemia da Covid-19, uma emenda aprovada pela Câmara Municipal de Salvador esta semana vai garantir 40% de desconto no Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) dos exercícios de 2022/2023 aos estabelecimentos de hotelaria, motelaria e hospedagem contemplados no programa Proturismo.

O Plano Integrado de Concessões e Parcerias do Salvador (PICS) tem como pressuposto a busca pela requalificação dos serviços públicos disponibilizados à população por meio dos ganhos de eficiência gerencial e pelos recursos aportados pela iniciativa privada. Os projetos de concessões simples, administrativa e patrocinadas serão submetidos e aprovados pelo Conselho Gestor de Parcerias (CGP).