III Jornada do Novembro Negro da UFSB

De 17 a 19 de novembro acontece de modo remoto a III Jornada do Novembro Negro da Universidade Federal do Sul da Bahia, organizado pelo Grupo de Pesquisa Pensamento Negro Contemporâneo e pelo Programa de Pós-graduação em Ensino das Relações
Raciais, PPGER – UFSB; Neste ano a Jornada traz como tema Ações Afirmativas para a População Negra: Políticas de Cotas na Educação e os Desafios para sua Revisão”.

O evento que fecha a atividade anual da Jornada do Novembro Negro com atividades, cursos e seminários mensais discutira os avanços proporcionados pela Lei de Cotas Raciais, os desafios para sua implementação, os mecanismos utilizados para o cumprimento da lei e erradicação das fraudes, e as expectativas para sua revisão levando em consideração nosso cenário político e social. Além disso, discutiremos também a Lei de Cotas para o acesso à carreira docente.

Serão três mesas temáticas com convidados que estão diretamente ligados à implementação, utilização e cumprimento da Lei de Cotas Raciais.

Ao final de cada mesa, haverá o lançamento de livros que sairão pelo Selo Pensamento Negro Contemporâneo, uma parceria entre nosso Grupo de Pesquisa e a Editora Telha.

MESAS & LANÇAMENTOS

Mesa 1 – 17/11 – Memória e Luta: relembrando os desafios para a implementação da lei de cotas.

18:00 – Profa. Dra. Joana Guimarães – Reitora da UFSB. Senador Paulo Paim. Bruna Brelaz – Presidenta da UNE. Prof. Dr. Richard Santos – Mediador.

20:00 – Lançamento do livro “Pedagogia da circularidade: ensinagens de terreiro”. Autor- Tássio Ferreira. Coleção Pensamento Negro Contemporâneo. Editora Telha.

Mesa 2 – 18/11- Garantindo a aplicabilidade da lei de cotas: mecanismos de controle de fraudes e políticas de permanência.

18:00 – Profa. Daniele Almeida – Mestranda – PPGER-UFSB – Mediadora. Prof. Dr. Sandro Ferreira – Pró-reitor – PROAF-UFSB. Nêgo Bispo- Mestre quilombola .Cássia
Maciel – Pró-reitora – PROAE-UFBA. Prof.Dr. Rafael dos Prazeres – SindUFSB. Prof. Dr. Gabriel Nascimento – CAPC- UFSB. Antonio Bonfim – ASSUFBA.

20:00 – Lançamento do livro “Resistência e Re(existências) de professoras negras em
Porto Seguro: trajetórias e inscrições de raça e gênero na docência. Autora – Thalita Reis. Coleção Pensamento Negro Contemporâneo – Editora Telha.

Mesa 3 – 19/11 – Lei de cotas na educação: avaliações e perspectivas para a revisão da política.

18:00 – Profa. Dra. Maria do Carmo – PPGER /UFSB – Mediadora. Profa. Dra. Lidyane Ferreira – PPGER/UFSB. Gianmarco Ferreira – Procurador MG-UNB. Neymar Santos – TAE -UFSB. Antônio Pereira – Coletivo Dandaras.

20:00 – Lançamento do Livro – Fora da lei: uma incursão sobre a lei 10.639/03 em três experiências de gestão pública na Costa do descobrimento. Autor – Epaminondas Castro. Coleção Pensamento Negro Contemporâneo. Editora Telha.

SOBRE O GP-PNC

O Grupo de Pesquisa tem por princípio investigar, compartilhar, e criar possibilidades epistemológicas a partir do Pensamento Negro Contemporâneo cujo objetivo é valorizar e revisitar os saberes de pensadores (as) negros (as) na academia e fora dela. Essa experiência apresenta-se como uma verdadeira artesania prática de valorização da pluralidade e da geopolítica de saberes produzidos no Sul. Coordenado pelo professor Richard Santos (PPGER-UFSB) e pela professora Maria do Carmo Rebouças (PPGER – UFSB), também organizadores da Coleção Pensamento Negro Contemporâneo (Editora Telha) o grupo é oriundo de uma série de atividades de pesquisa e extensão realizados no âmbito da UFSB. Propõe-se a atuar para a ação pedagógica inclusiva e plural na universidade brasileira, através da pluralidade epistemológica, uma missão nada fácil quando se abstrai sobre o processo de alfabetização proporcionado pelo Estado nacional desde sua conformação republicana. Deste modo, o GP-PNC desenvolve atividades de afirmação cidadã através do saber e de encontro ao epistemicídio praticado nas universidades eurocêntricas tradicionais.

SERVIÇO

III JORNADA DO NOVEMBRO NEGRO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA

Local – Remoto (Ver links abaixo).
Quando – De 17 a 19 de novembro de 2021.
Horário – 18:00 às 20:00 Debates temáticos
20:00 às 21:00 – Lançamentos de livros da Coleção Pensamento Negro Contemporâneo

Como assistir?

Mesas de debates – Youtube da Jornada do Novembro Negro – Link – https://www.youtube.com/watch?v=eZztecDtIb8
Lançamento dos livros – Facebook da Editora Telha – Link – https://www.facebook.com/events/2698920883736196?ref=newsfeed

Comente com Facebook