Hemoba lança ação em prol da doação de sangue em Eunápolis e demais municípios

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), em parceria com a Rede Bahia, juntamente com as afiliadas, lança uma corrente de conscientização em prol da doação de sangue em todo o estado.

Um gesto simples capaz de salvar muitas vidas.

A ação marca a estreia da quarta temporada da série ‘Sob Pressão’ que estará de volta à tela da TV Bahia, no dia 12 de agosto. A série que mostra os desafios da saúde pública no Brasil, em sua última temporada, exibiu a luta intensa contra o Coronavírus – que entre as dificuldades deixadas, impulsionou a diminuição do número de doadores de sangue.

Estimativas do Ministério da Saúde apontam que doações de sangue no Brasil caíram, em média, 20% entre 2020 e 2019. Na Bahia, este número gira em torno dos 10%.

O diretor-geral da Hemoba, Fernando Araújo, fala sobre a importância da campanha neste momento. “O sangue não é vendido na farmácia, e sem a presença dos doadores, não há como garantir o funcionamento de uma unidade de emergência como o hospital retratado na novela. Campanhas como essas são extremamente importantes para a Fundação Hemoba.
Somos muito gratos aos profissionais da imprensa por usarem o alcance da mídia para informar e sensibilizar a população sobre a relevância da doação voluntária de sangue”, ressaltou o diretor-geral.

Os voluntários vão poder realizar coletas de sangue e também se cadastrar no banco nacional de doadores de medula óssea.

Para ambos os serviços, não é necessário agendamento prévio, basta levar RG ou outro documento oficial com foto e aguardar por ordem de chegada.

  • Eunápolis; 09/08 a 13/08

Hemocentro Regional do Extremo Sul:Avenida Brilhante, s/n – Pequi, CEP: 45.820-970

Funcionamento: Segunda, quarta e quinta-feira – 8h às 12h e 14h às 18h

Sexta-feira – 14h às 18h

Terça-feira – fechado

Requisitos para doação de sangue:

  • Estar em boas condições de saúde;
  • Pesar acima de 50 kg;
  • Apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional;
  • Ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal e maiores de 60 anos só poderão doar caso já tenham realizado uma doação antes dos 60 anos;

Comente com Facebook