Governo do Estado inaugura 5 unidades de saúde ainda neste semestre

Unidade de saúde

Apesar da pandemia do novo coronavírus, as obras na área de saúde seguem em ritmo intenso em toda a Bahia. Ainda neste primeiro semestre, Salvador ganha duas policlínicas, uma no bairro de Escada e outra em Narandiba. No interior do estado, Eunápolis e Ribeira do Pombal já concluíram 97% das obras.

Também está prevista para este semestre a inauguração da complementação da Maternidade João Batista Caribé, com o investimento do Governo do Estado de R$ 35 milhões. “Esta unidade já conta com ampliação da área construída. A maternidade, que tinha 3 mil metros quadrados, agora terá 6,5 mil metros quadrados de estrutura e equipamentos de ponta, com salas para partos normais e cesáreos, leitos de UTI, leitos de semi-UTI e uma banheira para partos humanizados”, explica Valnei Sapucaia, fiscal da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder).

Nas policlínicas da capital, o investimento é de R$ 46 milhões. As duas unidades vão contar com área predial construída de 2.848,32 metros quadrados, onde serão instaladas unidades funcionais de atendimento ambulatórias, apoio ao diagnóstico, terapia, fisioterapia, além de apoio técnico, logístico e administrativo. Conforme Elisson Serra, coordenador de obras e projetos do ProSus/Sesab, a estrutura dos equipamentos vai garantir um atendimento de qualidade e conforto para os pacientes.

Mais de oito milhões de pessoas já foram atendidas pelas policlínicas em 16 regiões baianas. As unidades oferecem atendimento de média e alta complexidade em diversas especialidades, como angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, neurologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, urologia, pequenos procedimentos cirúrgicos, ginecologia, pneumologia, dermatologia, reumatologia, anestesia, fisioterapia e ortopedia.

Também disponibilizam diversos exames, a exemplo de Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (Mapa), holter, ecocardiograma, ergometria, eletrocardiograma, eletroencefalograma, endoscopia digestiva, ultrassonografia doppler, raio-x e tomografia.

Da Redação Namidia News

Comente com Facebook