Chegada da primavera causa mudança de tempo na Bahia

Setembro já está na metade final, mas antes de se despedir, o mês marca o início da tão esperada primavera, que se iniciou na última quarta-feira (22). Para celebrar a chegada da estação das flores, a expectativa é de clima quente e tempo seco e úmido em Salvador e grande parte do território baiano nos próximos dias, segundo a previsão feita pela Defesa Civil de Salvador (Codesal).

“Uma das características dessa estação é esse período seco e úmido, principalmente aqui em Salvador. No estado da Bahia, principalmente no oeste, essas temperaturas tendem a ficar um pouco mais elevadas, piorando também esses incêndios que têm sido vistos”, afirmou Giuliano Carlos, meteorologista do órgão.

Segundo Giuliano, a estação também pode ser acompanhada de chuva, principalmente nas primeiras semanas, por causa da chegada de frente frias. A Codesal monitora imagens de satélites. “Não são chuvas que preocupam. Além desse início da primavera, nos próximos meses teremos ainda possibilidade de evento significativo alguns períodos do mês”, concluiu.

Giuliano detalhou que o período chuvoso na região Nordeste do Brasil, principalmente no começo da primavera, se deve ao fenômeno La Niña, que causa resfriamento nas águas do Oceano Pacífico e faz com que os ventos fiquem mais frequentes, inclusive em Salvador.

Por Redação Namidia News, com informações de G1 Bahia.

Comente com Facebook