Bahia tem menor registro diário de mortes por Covid-19 desde maio do ano passado

Bahia registra menor número de mortes diárias por Covid-19 desde maio do ano passado

Neste domingo (25), a Bahia registrou o menor número de mortes diárias por Covid-19 desde maio de 2020. O número de óbitos foi 19, um a mais do que o dia 26 de maio do ano passado, quando foram contabilizadas 18 mortes.

É importante apontar que esse o registro ocorreu em um domingo, dia em que geralmente acontecem subnotificações. Isso ocorre por conta da falta de fornecimento de dados por municípios do interior.

Registros tardios

Conforme a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), algumas mortes que a pasta confirmou no domingo ocorreram em diversas datas – incluindo algumas em 2020. Confira a tabela abaixo:

Ainda de acordo com a Sesab, a existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19.

Outro motivo para isso, segundo a secretaria, é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.

Número total

Desde o início da pandemia, o número total de mortes pelo novo coronavírus é de 25.504, representando uma letalidade de 2,15%.

55,76% dos óbitos ocorreram no sexo masculino e 44,24% no sexo feminino. O percentual de casos com comorbidade foi de 59,85%, com maior percentual sendo de doenças cardíacas e crônicas (72,57%).

Leitos

Conforme a Central Integrada de Comando e Controle da Saúde, a Bahia registrou uma taxa de ocupação em leitos de UTI adulto de 54% neste domingo. Já na UTI pediátrica, dos leitos disponíveis, 54% estão ocupados. 

De acordo com a Sesab, as taxas são de 34% em ambas as enfermarias adulto e pediátrica. Ademais, a ocupação geral dos leitos no Estado é de 44%. 

Fonte: Da Redação Namidia News com informações de BNews

Comente com Facebook