Associação de Pessoas com Doença Falciforme de Porto Seguro pede ajuda

A Associação de Pessoas com Doença Falciforme de Porto Seguro está com uma campanha para divulgar a Associação e conseguir um médico para atendê-los na cidade.

Segundo Vaneide Pinheiro, presidenta da Associação de Pessoas com Doença Falciforme da Costa do Descobrimento, a campanha tem o objetivo de ganhar visibilidade e fazer a prefeitura ver que são muitos pacientes locais, e ter que se deslocar para Salvador ou Itabuna é muito desgastante.

“Somos em sua maioria negros que mora em favela, e que precisa de ajuda social tantos aqui precisamos buscar ajuda uns com outros pra montar cestas básicas ou comprar medicamentos”, disse a presidenta da associação.

Quanto a doações para associação, estão com a necessidade de um computador ou laptop em caráter de urgência, já que a presidenta Vaneide faz tudo pelo celular e tem que pagar para imprimir. O computador ajudaria a manter mais organizado a lista de associados, que passa de 100 pessoas, e também para fazer os ofícios quando necessário.

A Sede está provisoriamente na Rua das Gaivotas, número 204, Vila Parracho, Porto Seguro/BA.

Vocês podem acompanhar o trabalho sendo feito pelo @aspdfal_costa_do_descobrimento ; caso possam ajudar de alguma maneira, também podem tratar diretamente lá.

Sobre a doença:

A anemia falciforme é uma doença genética e hereditária causada por anormalidade de hemoglobina dos glóbulos vermelhos. Eles perdem a forma de disco, ficando enrijecidos e deformados, tomando a forma de foice – daí vem o nome da doença.

Estes glóbulos alongados não conseguem passar através dos pequenos vasos sanguíneos, bloqueando a circulação do sangue em diversas partes e tecidos do corpo humano. Como resultado, os pacientes apresentam episódios de intensa dor, suscetibilidade às infecções, lesões orgânicas e, em alguns casos, a morte precoce.

Comente com Facebook