Um apagão causado por uma queimada em parte das linhas de transmissão da Chesf no estado do Piauí, provocou suspensão de energia elétrica em toda região Nordeste.
Em nota divulgada por volta das 16h30 de hoje (28), a assessoria do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou, que a energia de sete capitais do Nordeste havia sido restabelecida. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a carga para a Região Nordeste caiu de 10 mil megawatts para 1 mil megawatts às 15h de hoje.
Além das capitais a interrupção no fornecimento de energia atingiu cidades de sete estados da Região Nordeste. Foi registrada falta de energia no Piauí, em Alagoas, no Ceará, em Sergipe, na Bahia, em Pernambuco e no Rio Grande do Norte. De acordo com a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), o desligamento de energia foi considerado de grande porte e a empresa vai apurar as causas do blecaute.
Na Bahia
Segundo informações do site do jornal A Tarde, em Salvador, houve arrastões no centro e o trânsito ficou caótico; o comercio dispensou funcionários e muitos trabalhadores foram para casa mais cedo.
Já em Porto Seguro até às 19 horas a eletricidade no município sul bahiano não havia se estabelecido plenamente. O trafego de veículos ficou complicado desde a tarde e em alguns cruzamentos o motorista dirigia com atenção redobrada devido a falta de sinalização e a chuva.
A rodoviária de Porto Seguro estava às escuras e muitos passageiros reclamaram da infraestrutura do local, muitas passagem deixaram de serem vendidas por falta de sistema.
Segundo informações de moradores a cidade de Eunpápolis, a 64 Km de Porto Seguro, o blecaute durou apenas 40 minutos, porém em bairros como Santa Lucia, Centauro e parte do centro a energia oscilava. No instituto CENSO as aulas foram suspensas.
Além da eletricidade o sistema de telefonia também foi afetado, prejudicando milhões de usuários.
A Vivo informou que os serviços de voz e dados foram afetados parcialmente a partir das 15h devido à falta de energia, mas desde as 17h20 começaram a ser restabelecidos gradualmente.
A TIM também disse que os clientes da região podem encontrar dificuldades para utilizar os serviços da companhia devido à falha de energia elétrica no Nordeste. “Equipes técnicas trabalham para restabelecer gradativamente os serviços nas áreas afetadas”, diz a empresa.
A Claro informa que, por causa da interrupção no fornecimento de energia, parte de seus assinantes da Bahia, da Paraíba, de Pernambuco, do Ceará, de Sergipe, de Alagoas, do Piauí e do Rio Grande do Norte podem enfrentar dificuldades para receber e originar chamadas. “Os serviços já estão sendo restabelecidos e a operadora trabalha para solucionar a instabilidade o mais rápido possível”.
A Oi disse que clientes da companhia podem ter enfrentado dificuldades pontuais para completamento de chamadas e tráfego de dados. Os técnicos da companhia estão mobilizados para assegurar eventual atendimento de ocorrências.
O Governo Federa informou que as causas serão investigadas.
Por Fabio Del Porto com notas oficiais via Agência O Diário
Comente com Facebook