Durante as últimas semanas, diversos alunos da UFSB fizeram manifestações sobre a falta de transporte da universidade.
Segundo os alunos, uma parceria com a prefeitura disponibilizou um ônibus para linha da universidade, mas é um ônibus pago e o horário é específico não sendo muito eficiente para a demanda.
“Justamente uma região periférica, onde era pra dar acessibilidade e inclusão para quem tem vulnerabilidade social (…) a universidade fica fora da cidade, no meio da estrada (…) e não dão o mínimo, que seria o transporte para chegar até a universidade”, relatou um dos alunos.
Além da falta de transporte, os alunos relataram que não tem RU (Restaurante Universitário), alojamento e que motoristas de lotação e até mesmo de aplicativos, não costumam aceitar levar estudantes até o local.
“Essa é uma das poucas universidades do Brasil que vemos tantos negros, indígenas, lgbts e pessoas periféricas convivendo em um campus universitário com objetivo de estudar”, relatou o aluno.
Os alunos ressaltam que muitos estão cobrando da prefeitura, mas ela não é diretamente responsável pela Universidade Federal. Os alunos dialogaram com a prefeitura e conseguiram incluir a universidade na rota do ônibus, mas infelizmente, apenas um ônibus escolar infantil com limitação de 60 pessoas que não atende nem 20% dos alunos.
A universidade tem dez anos desde a inauguração, mas alega que falta verba e que os problemas são fadados a acontecer já que é uma universidade relativamente nova, mas os alunos rebatem a “desculpa”, pois verba recebem, a questão é a prioridade de orçamento, precisam investir melhor e garantir que os alunos tenham no mínimo, nesse momento, o transporte gratuito garantido para que possam estudar.
Comente com Facebook