Academia de Muay Thai cria projeto social e busca parceiros

Old School Muay Thai

O Muay Thai ajuda na formação de cidadãos e futuros atletas pelo meio do esporte, acreditando que as artes marciais tem alto valor formativo, desenvolvendo alguns aspectos como disciplina, responsabilidade, concentração, respeito, autoconfiança e autocontrole.

É pensando nisso que o ‘Old School Muay Thai’ de Porto Seguro, criou um projeto para crianças e adolescentes carentes, com o intuito de beneficiá-las com um esporte onde os praticantes convivem com a disciplina dentro do tatame, externando assim todo aprendizado para o convívio em sociedade.

Os treinadores já tem a sua primeira parceria. O INARV (Instituto Nacional Resgatando Vidas), que é uma ONG envolvida com jovens, dando-lhes a oportunidade de ter aulas de música, aulas de futebol, dentre outros. É a INARV quem leva os jovens, juntamente com um monitor para fazer as aulas de Muay Thai.

A equipe do Old School é liderada pelos professores Alisson Macambira e Marcelo Cipitelli que pedem ajuda para que pessoas entrem com parcerias para poderem tocar o projeto para frente.

“Nosso centro de treinamento é alugado e contamos com poucos equipamentos para realização desse sonho, tanto nosso, quanto das crianças”, disse Alisson Macambira”.

Marcelo Cipitelli reforça dizendo que eles precisam de parceiros ativos que estejam dispostos a ajudar e mudar o futuro de várias crianças. 

Alisson e Marcelo são amigos e também professores graduados pela CMTB (Confederação de Muay Thai do Brasil) .

Eles se uniram para criar a ‘Old School Muay Thai’, e com menos de 2 anos de fundação, a equipe já colhe bons frutos, como um título mineiro, um vice mineiro e um campeão do ‘Porto Seguro Fight’.

Veja:

https://cmtb.com.br/filiados

Ideia da criação do projeto:

No dia 12 de outubro de 2018 a escola Old School recebeu o convite de uma aluna que trabalhava no ‘CRAAS’ (Centro de Referência de Assistência Social), em Porto Seguro, para realizarem uma aula no intuito de proporcionar um dia das crianças diferente. 

Segundo os treinadores, eles sentiram um imenso prazer em ver as crianças e os jovens que nunca tiveram contato com o esporte tendo curiosidade em perguntar e aprender um pouquinho. 

Foi aí que então, no dia 24 de junho de 2019, inauguraram o Centro de Treinamento, podendo assim, dar início ao tão desejado Projeto Social Old School, transformando assim, uma aula comemorativa em uma proposta que colherá grandes frutos.

E é neste foco que os professores têm duas vertentes de ensino: Os jovens que almejam competir, com sonhos de se tornarem futuros campeões, e os que treinam apenas de forma recreativa, tento ambos os mesmos benefícios.

Leia mais após as fotos

Entenda tudo sobre o esporte

O Muay Thai é considerado como sendo uma luta de grande impacto, consistindo no uso de técnicas de chutes e de golpes com o uso dos cotovelos, canelas e joelhos.

Assim, toda a musculatura do corpo acaba sendo trabalhada, porém, com uma maior ênfase no peitoral, coxas e braços, onde com somente uma aula, é possível que a pessoa acabe perdendo aproximadamente 1000 calorias em cerca de uma hora.


Já em relação as vantagens, o Muay Thai, assim como toda a realização de exercício físico, proporciona inúmeros benefícios ao corpo, como:

Disciplina e comprometimento.

Devido ao fato de ser uma prática que necessita de evolução do praticante, então é necessário que haja muita disciplina e comprometimento, em que para aprender a luta é necessário algum tempo e muito treino.

Estimulação da autoconfiança e autoestima

Por conta de ser uma luta difícil e que necessita de muita resistência e coragem, o praticante inicia uma evolução na prática, onde começa a ganhar sempre mais autoconfiança nas habilidades, além de autoestima por se sentir capaz de fazer os movimentos mais complexos.

Eliminação da massa gorda e aumento da massa magra

Um dos fatores do Muay Thai ser o preferido de muitas pessoas é pelo fato de que ao longo da prática, é possível que exista uma mudança considerável das porcentagens tanto na massa gorda como na massa magra, resultando em um corpo enxuto e forte.

Auxilia no condicionamento físico

Mesmo que o praticante não queira lutar para uma competição, o Muay Thai fé uma luta que pode proporcionar um ótimo condicionamento físico.

Diminuição do estresse

Pelo fato de ser uma luta de confronto, todos aqueles sentimentos ruins que são acumulados podem serem eliminados por meio dos movimentos do Muay Thai , o que ajuda muito na diminuição do estresse.

Aumenta a concentração

Devido ao fato de ser uma prática que faz a exigência de que você esteja totalmente focado no treino, então é possível que você se desligue de todas as distrações e tenha foco no que realmente importa naquele momento.

Auxilia na coordenação motora

Como pode combinar movimentos em explosão e que normalmente exigem uma resposta mais rápida, o Muay Thai pode auxiliar na coordenação motora, onde o praticante irá ficando mais alerta ao corpo e espaço.

Aumento da flexibilidade

Por conta dos movimentos e dos golpes que são realizados na prática, ele proporciona uma alta flexibilidade, além de reduzir a chance de lesões dos músculos.

Para começar a prática do Muay Thai, não existe nenhuma distinção de sexo, embora tal modalidade ainda seja realizada mais por homens, porém, atualmente, diversas mulheres têm procurado tal prática nas academias para queimarem gordura, tonificarem os músculos, aliviarem tensões, entre outros.

Quem quiser entrar em contato para parcerias é só ligar para:

Alison (73) 99116-4149 ou Marcelo (73) 99155-7142

Ou até mesmo no endereço: Rua da Linha, Nº 12 -2º piso- Bairro Fontana, mais precisamente na antiga academia de Niltão, na curva do Posto de combustíveis do Fontana II


Comente com Facebook