Abordagem policial no Complexo Baianão levanta questionamentos sobre uso de força

Na madrugada deste sábado (30), uma abordagem policial no bairro Baianão gerou polêmica devido à maneira agressiva como foi conduzida. Em um vídeo obtido pelo Namídia, é possível ver três policiais abordando um motoboy de forma intimidadora.

Nos registros, um dos policiais é visto de pé ao lado da viatura com a porta do motorista aberta. O policial aponta uma arma para o entregador, que estava de capacete e com sua ‘bag’ de entrega nas costas.

O vídeo prossegue mostrando o mesmo policial empurrando o motoboy, que cambaleia e acaba subindo na calçada, onde retira o capacete. Na sequência, o entregador coloca sua mochila no chão e levanta as mãos até a cabeça. O diálogo entre os envolvidos não é audível nas imagens.

Segundo uma testemunha ocular, o rapaz mostrou a documentação para os policiais, que ainda assim apontaram a arma no rosto dele. Após a abordagem o homem foi liberado.

A cena, que se desenrolou em poucos minutos, levanta questões sobre os protocolos de abordagem policial e o uso de força adequada em situações semelhantes.

O Tenente-coronel do 8º Batalhão recomenda que qualquer morador que se sinta abusado numa abordagem policial, se desloque até o DISEP e preste uma queixa na ouvidoria do batalhão para a devida apuração.

Comente com Facebook