Banhistas que frequentaram as praias de Porto Seguro nesta semana devem redobrar a atenção. Foi registrado o aparecimento de água-viva do tipo caravelas, espécie conhecida pelo alto potencial de causar queimaduras dolorosas na pele.
Segundo relatos, foram registradas fotos no Toa Toa até áreas próximas ao Axé Moi. Imagens e vídeos enviados à redação mostram exemplares da espécie na faixa de areia, chamando a atenção de curiosos. Em alguns casos, pessoas foram vistas tocando o animal, o que representa risco à saúde
Caravelas não é uma água-viva comum. Apesar da aparência bonita, com coloração azul-arroxeada, ela possui tentáculos com toxinas que podem provocar dor intensa, ardência, vermelhidão e, em situações mais graves, reações alérgicas.
Especialistas orientam que, ao avistar o animal, não se deve tocar, mesmo quando aparenta estar morto. A recomendação é manter distância e avisar outros banhistas, além de comunicar equipes de salvamento ou autoridades locais.
Em caso de contato acidental, a orientação é lavar o local com água do mar (nunca água doce), não esfregar a pele e procurar atendimento médico, especialmente se houver dor persistente ou outros sintomas.
Comente com Facebook