O primeiro tour dos estádios após a Copa das Confederações da FIFA terminou nesta terça-feira (20/8) em Manaus. A delegação formada por membros da FIFA, do Comitê Organizador Local (COL) e do Ministério do Esporte visitou a Arena Amazônia, sede de quatro jogos da Copa do Mundo da FIFA 2014, seguida de uma reunião na sede do governo do Amazonas e um encontro com jovens de baixa renda da Grande Manaus que fazem parte de um projeto de ensino gratuito de inglês. O grupo deixou a capital amazonense com a garantia de que o estádio será entregue dentro do prazo, em dezembro.
“Manaus e o Amazonas estão de parabéns. A Arena Amazônia é um projeto que se encaixa perfeitamente numa cidade que está no coração da maior floresta do mundo. Estamos satisfeitos em saber que o estádio será entregue dentro do prazo, como tem sido ressaltado sempre por nós, para que possamos realizar uma grande Copa do Mundo da FIFA no ano que vem”, afirmou o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke.
Na Arena Amazônia, pela manhã, a delegação foi recebida com enorme entusiasmo pelos operários da obra. Durante a tarde, a cena se repetiu, dessa vez com centenas de estudantes de ensino médio da Grande Manaus responsáveis pela calorosa recepção numa escola estadual no município de Iranduba. Membros do Conselho de Adrministração do COL e embaixadores da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, Bebeto e Ronaldo, foram os mais assediados.
“Tenho certeza de que Manaus receberá muito bem os visitantes e será uma grande sede do Mundial”, afirmou Bebeto.
A dupla, juntamente com o secretário-geral da FIFA, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o governador do Amazonas, Omar Aziz, e o vice-prefeito de Manaus, Hissa Abrahão, receberam presentes de estudantes do Amazonas Bilíngue, projeto de ensino de inglês para jovens de baixa renda da Grande Manaus, e participantes do Pronatec Copa, projeto de capacitação profissional feito em parceria com a Prefeitura de Manaus.
“Esses projetos serão de grande importância para receber os visitantes e participantes da Copa do Mundo da FIFA no ano que vem. O ensino de um outro idioma é uma oportunidade que agora não está mais restrita apenas àqueles que podem pagar um curso particular”, disse o ministro do Esporte, Aldo Rebelo.
Também na escola houve a entrega de ingressos simbólicos da Copa do Mundo da FIFA a dois trabalhadores representando os operários da construção da Arena Amazônia. A FIFA dará duas entradas aos operários que estão trabalhando nos 12 estádios e que irão assistir a um jogo do Mundial na arena que ajudaram a construir.
A comitiva retornou ao Rio de Janeiro nesta terça-feira após passar por São Paulo e Curitiba na segunda. Na quinta-feira (22/8), representantes da FIFA, do COL e do Ministério do Esporte voltam a se encontrar na reunião de diretoria do COL, no Maracanã, no Rio de
Janeiro.
POR: FIFA
Comente com Facebook